
Anestesista
Especialidade é multidisciplinar e trabalha em conjunto com todas as áreas médicas que possuem atividade cirúrgica
Publicado em
•
Revisado em
Consultas presenciais com anestesista
A PARTIR DE
R$ 70*Ligue Saúde: orientação médica por telefone
24H POR DIA
InclusoPronto atendimento online com Clínico geral e Pediatra
24H POR DIA
R$ 49,90/consultaQual a função de um anestesista?
Muitos pacientes podem ter dúvida se os anestesistas são médicos ou técnicos. Mas, para exercer a profissão, é necessário se formar em medicina para depois se especializar na área.
Os anestesistas estão sendo cada vez mais requisitados no Brasil, já que a demanda cirúrgica no país está maior devido a expansão de hospitais públicos e privados em todo o país.
O especialista em anestesiologia é um profissional multidisciplinar. Isso significa que ele vai trabalhar com todas as outras especialidades médicas que necessitem de qualquer tipo de atividade cirúrgica.
Em todos os procedimentos cirúrgicos, é obrigatório ter a presença de um médico anestesista. Isso porque a função desse especialista não é apenas aplicar um medicamento e fazer o paciente dormir.
O papel do profissional começa na visita pré-anestésica, quando o paciente ainda está no quarto, passa pelos cuidados durante a cirurgia, quando anestesia e trata de todos os sinais vitais do paciente enquanto o cirurgião realiza o procedimento, e só acaba quando a pessoa se recupera totalmente da anestesia, da dor pós-operatória ou é encaminhado para uma UTI.
Além disso, antes do procedimento, o anestesista também vai avaliar o tipo de anestesia adequada para o paciente e para a cirurgia em questão. Existem vários tipos de anestésicos, separados em três grupos: sedativos, analgésicos e relaxantes musculares.
Quais são os procedimentos em que um anestesista está presente?
É obrigatório ter um anestesista em todas as operações cirúrgicas. Alguns exemplos de cirurgias mais comuns no Brasil, e que com certeza contarão com a presença do especialista, são:
- Cirurgia da fimose
- Cirurgias plásticas (abdominoplastia, rinoplastia, lipoaspiração, entre outros)
- Cirurgia para retirada de hérnias
- Cirurgia para retirada das amígdalas
- Cirurgia para retirada da adenoide (carne esponjosa)
- Cirurgia bariátrica
- Cirurgias cardíacas
- Cirurgia para retirada de tumores
Quando devo consultar um anestesista?
Você terá uma consulta com um anestesista sempre que for realizar qualquer tipo de intervenção cirúrgica.
Antes da realização do procedimento, o médico irá pessoalmente no quarto do paciente hospitalizado realizar a chamada visita pré-operatória, em que ele vai explicar o anestésico que será aplicado, quais são os riscos, o tempo de sedação e demais orientações que devem ser tomadas antes, durante e após a cirurgia.
Depois que o procedimento é finalizado, o anestesista também é o médico responsável em lidar com as dores do pós-operatório, visitando novamente o paciente no quarto para prescrever analgésicos e/ou outras medicações para dor.
A relação do anestesista e a dor crônica
Além das funções citadas acima, o anestesista é um médico especializado no controle da dor. Por isso, tem todos os conhecimentos necessários para tratar e proporcionar alívio a diferentes tipos de dor, inclusive à dor crônica.
A dor crônica é considerada uma doença. Pessoas que têm câncer, endometriose, hérnia de disco, fibromialgia, neuralgia e úlceras são alguns dos afetados por essa patologia. É estimado que 37% da população brasileira sofra com essa condição, de acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor (SBED).
O anestesista especializado no tratamento da dor crônica pode ajudar a aliviar as dores por meio de tratamentos diversos e multidisciplinares, ou seja, em parceria com outros especialistas. Mas é importante dizer que o tratamento não melhora a dor imediatamente e que a percepção de dor é individual a cada pessoa.