Dia Mundial do Chocolate: 10 mitos e verdades sobre o doce
24 de abril de 2024
O alimento pode fazer bem à saúde, mas é preciso ter atenção e cuidado na hora do consumo

Comemore o Dia Mundial do Chocolate sem deixar a saúde de lado
O chocolate é um dos doces mais populares do planeta. Pode ser encontrado em diferentes versões, composições, cores e gostos, além de também ser utilizado em receitas fantásticas. Não é à toa que foi criado o Dia Mundial do Chocolate, para podermos celebrar todas as vantagens desse alimento.
Mas, embora seja um queridinho para várias pessoas, o chocolate é cercado de questionamentos, que se confundem no imaginário popular. Afinal, comer chocolate engorda? Faz bem para a saúde? Pode ajudar em casos de depressão?
Se você tem essas dúvidas, então continue lendo, pois a seguir vamos esclarecer 10 mitos e verdades populares sobre o chocolate. Boa leitura!
1- Chocolate é benéfico para o coração
É verdade. Estudos apontam que o cacau, um dos principais ingredientes do chocolate, é rico em flavonoides, uma classe de compostos fenólicos que tem efeito anti-inflamatório e antioxidante, e que consegue proteger as células do organismo dos radicais livres, evita problemas cardiovasculares e diminui a pressão arterial.
No entanto, é preciso ter em mente que esses são benefícios encontrados principalmente no cacau. Então é recomendado optar pelo chocolate no mínimo 70% composto pelo fruto. Outra dica é: quanto mais amargo e escuro for o chocolate, mais vantagens para a sua saúde ele trará!
Leia também: Vitamina E: O antioxidante que você precisa para melhorar a saúde da sua pele
2- Chocolate faz bem para a saúde
Sim. Além de fazer bem para o coração, o consumo de cacau também consegue proporcionar vários benefícios à saúde geral do corpo humano. O cacau tem propriedades que auxiliam no fluxo sanguíneo, controlam os níveis de insulina e melhoram a cognição, a aprendizagem e a memória.
Outro ponto importante é que, devido à produção de hormônios como endorfina e dopamina, comer chocolate ainda gera sensação de bem-estar e é capaz de melhorar o astral. Mas, para tudo isso, a dica continua sendo a mesma que já falamos acima: aposte sempre nos chocolates mais escuros e amargos.
Leia também: 3 motivos para conhecer o Dia Nacional do Diabetes
3- Chocolate pode viciar
É um mito. O chocolate age, sim, na produção de serotonina, o que causa uma sensação de bem-estar e satisfação. No entanto, não há qualquer pesquisa ou estudo clínico que aponte a possibilidade de o consumo causar vício a curto ou a longo prazo.
Assine o App da Vale Saúde: Consultas presenciais e online a partir de R$ 50*
4- Chocolate consegue reduzir o colesterol
É verdade, mas depende. A manteiga extraída do cacau pode ser considerada uma “gordura do bem”, porque possui efeitos vantajosos no organismo humano e reduz o colesterol LDL, popularmente conhecido como “colesterol ruim”.
A questão é que nem todo chocolate vai proporcionar esse resultado. O chocolate branco, por exemplo, além de ser bastante calórico, não possui massa de cacau em sua composição e não oferece qualquer tipo de benefício à saúde.
Já os chocolates ao leite, no geral, contam com grande acréscimo de açúcares, gorduras e leite na lista de ingredientes, o que é capaz de aumentar o colesterol ruim e ainda causar outros problemas de saúde se consumido em excesso. Então tenha atenção!
Leia também: O HDL é o colesterol bom ou ruim?
5- Chocolate engorda
Sim. Qualquer tipo de chocolate, inclusive o 70% cacau, engorda, se for consumido em excesso. Em uma dieta saudável, é possível incluir até 30g (entre dois ou três quadradinhos de uma barra) de chocolate amargo.
Tenha sempre atenção ao tipo de chocolate consumido para ter certeza de que terá acesso aos benefícios do cacau. Se tiver qualquer dúvida, consulte um nutricionista.
Leia também: Como o nutricionista atua na prevenção de doenças?
6- Chocolate causa acne
É mito – e um dos mais populares! Muita gente relaciona o consumo de chocolate com o surgimento de espinhas e piora da acne, mas não é bem assim. A acne está relacionada, especialmente, com um desequilíbrio hormonal que, de acordo com estudos científicos, pode piorar com a ingestão de alimentos de alto índice glicêmico e leite.
Ou seja, barras de chocolate ao leite, que possuem alto teor lácteo, além da adição de açúcares refinados, são capazes de causar espinhas e piorar quadros de acne. Mas os chocolates com nível elevado de cacau não têm relação comprovada com esses problemas.
Leia também: Acne: causas, sintomas e tratamento
7- O consumo diário de chocolate acelera o envelhecimento
É mito. Consumir 30g diárias de chocolate rico em cacau apresenta, na verdade, efeitos opostos. Isso acontece porque o chocolate está em primeiro lugar no ranking de antioxidantes de qualidade, já que o cacau possui minerais essenciais como potássio, magnésio e cobre, e polifenóis, que agem diretamente na pele e nos órgãos internos, prevenindo o envelhecimento precoce.
Leia também: Será que vó realmente sempre tem razão?
8- Chocolate é afrodisíaco
É verdade. O cacau possui uma substância chamada feniletilamina, conhecida como “hormônio da paixão”. Além disso, ao comermos chocolate, temos também a produção de serotonina, que causa uma sensação de prazer e felicidade.
Dessa forma, os chocolates ricos em cacau conseguem exercer diversos efeitos na sexualidade ao estimular o hipotálamo, o que aumenta o desejo sexual e melhora a sensação de prazer.
Leia também: Dia dos Namorados: 7 dicas para fortalecer a saúde a dois
9- Chocolate branco oferece benefícios à saúde
É mentira. Na composição do chocolate branco há apenas uma mistura excessiva de manteiga de cacau com leite, açúcares refinados e gorduras. Dessa forma, como não existe massa de cacau na formulação, esse tipo de chocolate não oferece nenhum tipo de benefício para a saúde.
Inclusive, consumir chocolate branco em excesso pode aumentar o colesterol, levar ao aumento de peso e prejudicar o coração, já que se trata de um alimento extremamente calórico e rico em gordura saturada.
Leia também: O golpe tá aí: alimentos que parecem saudáveis, mas não são
10. Chocolate é bom para casos de depressão
É verdade. O chocolate 70% cacau possui várias propriedades, como o magnésio, que consegue amenizar alguns sintomas da depressão. Além disso, como já falamos, comer chocolate oferece uma sensação de bem-estar que também pode auxiliar em quadros depressivos.
Leia também: Depressão pós-parto: fique atenta no Dia das Mães
Mantenha a saúde sempre em primeiro lugar!
Agora que você já sabe os benefícios do chocolate, que tal inseri-lo na sua dieta? Mas lembre-se que nem todos os tipos de chocolate são benéficos e que as quantidades também precisam ser controladas.
Então, se você tem alguma dúvida, o melhor a fazer é consultar um nutricionista para ter acesso a um programa alimentar personalizado de acordo com as suas necessidades!
E a boa notícia é que a Vale Saúde conta com mais de 60 especialidades médicas, incluindo o nutricionista, que vai te ajudar a ter uma alimentação saudável, e outros profissionais que podem realizar check-ups médicos para manter os seus exames em dia, como o clínico geral.
* Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o valor preciso será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Escrito por Vale Saúde
A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.